Você tem mais de 18 anos ?

FIL

FIL

Viver bem é cultivar o nosso relacionamento com o mundo.
Respeitamos a natureza e uma vida em equilíbrio com ela. Gostamos mesmo é de mãos em contato com a terra e de ingredientes colhidos do nosso próprio solo; produzir pensando no amanhã e retribuir em dobro o que nos é dado.
E ao redor de tudo isso, levar a harmonia perfeita para compartilhar com a nossa galera, aproveitando as risadas e memórias que um copo cheio nos proporciona. Para nós, cerveja, natureza e amigos é a melhor combinação que pode existir!
Significa fazer o que gostamos, da maneira que acreditamos, para quem quiser vir junto nessa.

Lúpulos

Cavamos, capinamos, amarramos, treinamos, testamos, separamos, colhemos (com vocês), usamos, ou secamos, cheiramos, e usamos novamente. Utilizamos em alguma cervejas sazonais, aproveitando todo o frescor que é proporcionado, bem pertinho da nossa produção. O trabalho, a coceira, valem a pena!
Todos os anos aumentamos um pouco a área plantada para conseguir utilizar uma maior quantidade em nossas produções.
O lúpulo, assim como grande parte das plantas, tem seu tempo para crescer e florescer. Requer cuidado e dedicação! Sabemos que os lúpulos plantados hoje, só serão utilizados na produção daqui alguns anos!

Colheita - Lúpulo e FIL

Entre Fevereiro e Março temos a colheita do lúpulo, um festival com churrasco, muita cerveja e a produção de duas cervejas que utilizam somente o lúpulo colhido no dia.
Venham conhecer a fazenda, brincar, pegar as frutas ''no pé'', dar malte para as galinhas, visitar as abelhas (com cuidado!).
E ainda, colher pés de lúpulo! São retirados da terra para que todos ajudem a separar as flores. Flores separadas, flores na cerveja!
Temos um site específico que conta um pouco mais desse dia especial para a Cervejaria. Acessa lá.www.lupuloefil.com , e já te progra...

Colheita - Lúpulo e FIL

Frutas, Verduras, Temperos, Grãos...!

Na fazenda, temos o prazer de desfrutar de diversas variedades de frutas, verduras , temperos, grãos e tudo mais. Desde as nossas já conhecidas bergamotas, laranjas, limão, até variados tipos inusitados pelos pagos daqui.

As frutas recebem o mesmo carinho de todos, é preciso estudar e seguir manejos diferentes para cada espécie. Nosso clima às vezes é perverso, mas como dizia nosso avô, ''ele sabe o que faz''.

Colhemos respeitando suas épocas, suas floradas, seu crescimento, e seu sabor (claro!).

Eles

Eles

Os guardiões da FIL. Pássaros, galinhas, cavalos, vacas, minhocas, cachorros, abelhas, ovelhas! Cada um com seus barulhos, seus ataques, suas manias. Tem lugar pra todo mundo...

As galinhas, vacas e minhocas recebem nosso bagaço de malte, quase quentinho, para misturar às suas dietas diárias. As ovelhas, só às vezes!
As minhocas, que trabalham dia e noite na compostagem e em nossas terras, ajustando-as e proporcionando um ótimo adubo dos resíduos da cervejaria.
As galinhas protegem a horta de alguns danados, e já ajudam a adubar naturalmente!
As ovelhas se entrelaçam nos sisais do lúpulo e ajudam a gen...